terça-feira, 29 de novembro de 2011

Era uma vez ...

Sueide Kintê, Raimunda Oliveira
Tudo começou na reunião da foto acima. Estávamos eu (Sueide Kintê) e Iaracira Nascimento representando a organização do evento, já Raimunda Oliveira, Lígia Margarida e Edna Pinho falavam em nome do Movimento de Mulheres do Subúrbio – MMS. Convocamos esta conversa com intenção de ouvir delas sugestões de participantes para uma oficina de audiovisual que realizaríamos no bairro de Paripe, e, que teria como resultado final a construção de três matérias de TV. Mas, foi nessa conversa que descobrimos que nossa proposta de ação não contemplava a expectativa dessas mulheres no que tange o tema comunicação. A partir dali, o que era apenas uma oficina de TV passou a ser uma ação maior, dessa vez com quatro oficinas (Web, Tv, Rádio e Impresso). Aumentou também o número de pessoas beneficiadas - de 30 passamos para 70 mulheres. Foi desse jeito que o projeto Coisas do Gênero se transformou na Iº Jornada de Comunicação de Mulheres do Subúrbio. Foi bom termos nos reunido antes de pôr a mão na massa, porque ali entendemos que mais interessante do que fazer vídeos para aquelas mulheres era propiciar um ambiente descontraído e educativo para que as mesmas pudessem falar de si em diversificadas peças midiáticas. Naquele dia elas fizeram diversas sugestões, uma delas indicava que o tema da atividade mudasse de Direitos Humanos para Autonomia Feminina, e que, como resultado dessa formação, nós construíssemos um Plano de Comunicação com o objetivo de dar visibilidade às bandeiras do MMS em 2012. Elas pediram.  Nós fizemos! O resultado você pode conferir nos posts abaixo. Agora, senta que lá vem a história... 
Raimunda Oliveira
"Queremos dar mais visibilidade às coisas que já fazemos no dia-a-dia criando um plano de comunicação para fazer mídias que falem de nossa militância."           
                       Raimunda Oliveira (Líder do Fórum de Entidades do Subúrbio)


Lígia Margarida
 pouco tempo escrevemos uma carta em repúdio à forma que nós mulheres do Subúrbio fomos tratada na Conferência Municipal de Mulheres e essa simples carta na web provocou uma repercussão bem grande. Nós queremos aprender a fazer melhor ações como essas."
Lígia Margarida (Psicóloga e educadora da ONG Renascer do bairro de Periperi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário